Todos os Tipos de Saltos



Foto: Reprodução / Blog da Thássia
Foto: Reprodução / Blog da Thássia
Muitas mulheres apostam no salto alto para valorizar o look e também para proporcionar um toque sensual ao visual. Esta característica nos calçados nem sempre significa conforto, mas dependendo do modelo escolhido, a experiência pode ser mais confortável sem perder a elegância.
Frequentemente o salto tem a função de dar o toque formal ao visual para diversas situações, sendo elas corriqueiras como o próprio trabalho, ou um evento especial, como formaturas e casamentos. Sem dúvidas, o calçado pode abrilhantar o look e inclusive valorizar uma peça de roupa mais básica e discreta.
Apesar da obsessão de algumas mulheres pelo salto alto, alguns cuidados devem ser tomados, pois o uso em excesso pode causar dores nas pernas, eventuais câimbras, problemas nos joelhos e também varizes. Portanto, é fundamental intercalar o uso do salto alto com calçados baixos e sempre que possível buscar opções de salto mais confortáveis.

Conheça os modelos de salto alto

É essencial conhecer os diferentes modelos de salto para saber como usá-los e como encaixá-los em cada situação. Veja abaixo a descrição dos modelos mais usados e saiba como diferenciar cada um deles.

Salto fino

Foto: Reprodução / Viva Luxury
Foto: Reprodução / Viva Luxury
Nível de conforto: ★☆☆☆☆
Sem dúvidas este é o modelo de salto que oferece menos conforto, porém pela sua exigência por uma postura adequada, também proporciona uma incrível sensualidade ao corpo. Este calçado, que é muito usado em eventos formais, tem seu conforto determinado pela altura do salto.
Caso o salto tenha até 7 centímetros, ele pode ser razoavelmente confortável, mas acima desta medida os pés ficam altamente inclinados, exercendo maior pressão na parte da frente dos pés e podendo causar muitas dores e desconforto, mesmo após pouco tempo de uso. Portanto é sempre válido observar o ambiente em que ele será usado, e o tempo em pé que será exigido.

Salto grosso

Foto: Reprodução / Blog da Thássia
Foto: Reprodução / Blog da Thássia
Nível de conforto: ★★★☆☆
O maior benefício deste modelo de salto é a segurança que ele oferece ao caminhar, principalmente em relação ao salto fino. A maior estabilidade oferecida pelo salto grosso se deve por ele abranger grande parte do calcanhar.
Este salto pode perfeitamente integrar looks casuais, ou até mesmo para o trabalho, com muita elegância e personalidade. Mas quanto ao seu uso em eventos formais, é válido observar o calçado como um todo e se atentar para que ele não esteja pesado em relação à delicadeza e sofisticação das peças escolhidas.

Salto plataforma

Foto: Reprodução / Blog da Mariah
Foto: Reprodução / Blog da Mariah
Nível de conforto: ★★★☆☆
O salto plataforma é uma espécie de salto inteiriço, pois a plataforma percorre todo o solado do calçado e geralmente está presente nas coleções de verão das marcas. A plataforma, presente na parte da frente do calçado, ameniza os centímetros a mais da plataforma da área do calcanhar, proporcionando maior conforto.
Apesar do conforto deste modelo, ele tem uma aparência pesada e certamente é um dos modelos menos indicados para eventos mais sofisticados. No entanto, ele pode perfeitamente integrar looks mais descontraídos ou até mesmo para o trabalho, desde que o ambiente profissional não exija extrema formalidade. Deve-se atentar para o cuidado extra ao caminhar, a fim de evitar torcer o pé.

Salto meia pata

Foto: Reprodução / Camila Coelho
Foto: Reprodução / Camila Coelho
Nível de conforto: ★★★★☆
O diferencial deste modelo é uma espécie de plataforma na parte da frente dos pés, o que ameniza o efeito do salto e permite que ele seja ainda mais alto. É muito comum encontrar calçados deste modelo com os saltos extremamente altos, como os de até 15 centímetros.
Assim como o salto plataforma, o salto meia pata provoca um visual mais pesado e menos formal. Portanto, na montagem dos looks é indicado que ele seja combinado com peças de roupa mais casuais, como a calça flare por exemplo, que é uma ótima saída para alongar a silhueta.

Salto anabela

Foto: Reprodução / Blog da Mariah
Foto: Reprodução / Blog da Mariah
Nível de conforto: ★★★★★
O salto anabela comumente pode ser confundido com o salto plataforma, mas seu diferencial é a ausência de plataforma na parte da frente dos pés, o que mantem esta parte dos pés na altura do chão. Este salto pode estar presente em calçados fechados, mas com certeza é visto com maior frequência em sandálias.
O modelo é muito delicado e proporciona um toque romântico ao visual. Vestidos e saias criam belas combinações com o salto anabela, e estes looks que podem ser boas apostas para o trabalho ou um evento informal.

Salto grosso ou salto fino: qual usar?

Um mesmo estilo de calçado pode ter um visual totalmente diferente dependendo do modelo do salto. Sendo assim, entenda a diferença que o salto fino ou grosso pode causar nos modelos de calçados mais usados e veja como melhor adaptá-los de acordo com a sua personalidade.

Sandálias

http://annafasano.com.br/look-do-dia-por-spezzato/
http://annafasano.com.br/look-do-dia-por-spezzato/
As sandálias certamente são os calçados mais indicados e confortáveis para os dias quentes. Dependendo do design, estes calçados podem ser extremamente delicados para um evento formal ou mais pesados para um look casual ou para o trabalho.
As sandálias de salto fino são excelentes escolhas para eventos formais por sua delicadeza e sofisticação, mas também podem proporcionar o toque final em looks casuais. Camiseta e short jeans a principio pode parecer uma combinação diurna, mas sandálias de salto fino podem finalizar esta composição, criando um look para a balada.

Scarpins

Foto: Reprodução / Camila Coelho / Anna Fasano / Collage Vintage / Addicted2etsy
Foto: Reprodução / Camila Coelho / Anna Fasano / Collage Vintage / Addicted2etsy
Ainda que o scarpin remeta ao clássico salto e bico finos, este modelo pode ter diversas adaptações com bicos arredondados e saltos grossos. Este modelo pode integrar looks para eventos formais, para o trabalho ou também para um passeio.
O modelo com salto fino tem um toque muito sensual e, dependendo do material ou da cor, pode ser o destaque de um look para um casamento ou formatura. No entanto, este modelo com o salto grosso pode ser a melhor opção para o trabalho, pois transmite a seriedade de um calçado fechado, porém com um salto mais confortável.

Sapatos

Foto: Reprodução / Camila Coelho / Blog da Thássia / Glam4you / Addicted2etsy
Foto: Reprodução / Camila Coelho / Blog da Thássia / Glam4you / Addicted2etsy
Os sapatos se diferenciam dos scarpins por alguns detalhes, que podem ser aberturas em alguma das extremidades dos pés ou tiras presentes nos calçados. Os peep toes, que se caracterizam por uma pequena abertura nos dedos, são modelos muito usados pelas mulheres.
O modelo Chanel, que deixa o calcanhar à mostra, se acompanhado por salto fino é um modelo muito sofisticado. Os sapatos com salto grosso proporcionam maior conforto, e quando complementados por bicos arredondados e tiras centrais, parecem sapatos de boneca e criam um visual romântico.

Ankle / Open boot

Foto: Reprodução / Anna Fasano / Blog da Thássia / Ju Romano / Glam4you
Foto: Reprodução / Anna Fasano / Blog da Thássia / Ju Romano / Glam4you
A maior característica do ankle boot é o cano na altura do tornozelo, enquanto o open boot se caracteriza pela abertura nos dedos, como nos modelos peep toe. Estes calçados podem ser complementados por cadarços ou detalhes em metal, como tachas por exemplo.
Estes calçados com salto fino podem ser uma boa aposta para um look de balada, ainda mais se acompanhados por uma clutch. Os modelos com salto grosso podem tranquilamente integrar looks diurnos. Independente do salto, se complementados com meias calças, criam looks com um toque roqueiro e fashionista para os dias mais frios.

Botas de cano médio e alto

Foto: Reprodução / Blog da Mariah / Camila Coelho / Glam4you / Blog da Thássia
Foto: Reprodução / Blog da Mariah / Camila Coelho / Glam4you / Blog da Thássia
Sem dúvidas as botas são os calçados preferidos das mulheres para o inverno. Os modelos mais baixos são escolhas excelentes para o dia a dia, mas os modelos com salto alto se combinados com saias ou vestidos integram looks ousados para a balada.
As botas de salto fino passam uma impressão fatal, devendo ter seu uso observado para o ambiente de trabalho por exemplo, ainda mais se ao salto se some ao cano alto ou over knee. Enquanto as botas de salto grosso podem integrar looks estilosos com meias calças e saias, ou se sobrepostas em calças jeans podem ser looks para o trabalho.

3 comentários:

  1. ai ai, que assunto gostoso, né?
    Adoooro usar salto! Mas amo botas baixinhas tb :)
    Adorei o post :)
    Muito obrigada por comentar no meu blog!
    Sempre que atualizar me deixe um recado no meu blog! ♥♥♥

    Instagram: @blogdareh

    Canal do YT: youtube.com/blogdareh

    Fanpage: facebook.com/blogdareh

    Beeeijooos da Reh,

    www.blogdareh.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amei esse post, amo saltos <3
    Apesar de desconfortáveis uso sempre que possível saltos finos, scarpins e satálias, não gosto muito do peep toe, mas uso tbm! aiusiaus
    Salto anabela e plataforma eu não gosto :(
    Um beijo
    Garota do Livro

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post!! Qual mulher não adora um bom salto alto ne?
    Deixa o look sempre bem mais elegante..eu amoo
    <3
    beijos
    http://tainarasworld.blogspot.com

    ResponderExcluir



email: contato@rennataferreira.com
Instagram: rennataferreir
twitter:@rennataferreir

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo